Rota de Milagres

Home - Rota de Milagres

Entenda o que é a Rota Ecológica dos Milagres

São Miguel dos Milagres

Prepare-se para ver uma orla linda, com areias brancas, águas esverdeadas e morninhas muito coqueiro para quem prefere sombra e muitos bares próximos. Você pode chegar, se acomodar e curtir as piscinas naturais e a melhor gastronomia local. Um dos meus trajetos preferidos para caminhadas matutinas é chegar na praia de Milagres e seguir pela direita rumo à praia do Riacho. A Praia de Milagres é considerada central no povoado. Apesar de não estar na lista de praias mais bonitas da região, ela é ponto de partida de alguns programas de lazer. É de onde saem alguns passeios de jangada para as piscinas naturais, tours de buggy ou caminhadas para outras praias. Localizada pouco depois de Patacho, São Miguel dos Milagres também pertence à Rota Ecológica, devido à preocupação com a proteção desse ambiente natural.

O que é a Rota Ecológica de Milagres?

O litoral alagoano tem um roteiro muito particular e com paisagem única. Imagine que ao longo de 30 km você percorre e conhece um trecho de área verde preservada, mirantes com um vista de tirar o fôlego, praias lindas e tons de azul do mar que fazem a região ter o apelido de “Caribe brasileiro”. A Rota Ecológica de Milagres tem esse nome porque em meados dos anos 90 o então secretário de turismo de São Miguel dos Milagres da época deu este nome ao trajeto. É possível acessar a Rota por qualquer uma das pontas, seja iniciando por Porto de Pedras ou na outra ponta, pela Barra do Camaragibe. Se começar por esta segunda opção, saia de Maceió pela AL 101 Norte. E depois de 15 km pegue o acesso para a rodovia estadual AL 465 (existe uma placa com indicação para Passo de Camaragibe). Você vai passar por fazendas de gado e entrar no vilarejo de Passo de Camaragibe; pegue a primeira ponte à sua direita e continue. Logo vão aparecer os coqueirais e, dali a pouquinho, a estrada vai encontrar a costa, na Barra de Camaragibe. É um passeio possível de fazer em um único dia, mas a sugestão é não colocar prazo. Ir com calma, estender a canga, andar de bicicleta na areia da praia e contemplar os mirantes que existem ao longo do caminho, como o Farol do Porto da Pedra e o Mirante do Cruzeiro. É garantido que essa viagem ficará marcada para sempre na sua vida!

Por onde passa a Rota Ecológica de Milagres? 

Levando em conta o começo da rota por Barra de Camaragibe esses são os principais pontos que você deve visitar, anote para o dia da viagem. Temos um mapa interativo com a ficha técnica e curiosidade de cada praia da Rota, acesse aqui

O que fazer na Rota Ecológica de Milagres?


Cada dia a paisagem se move de lugar. Aquele grão de areia de ontem já foi varrido para longe! A Rota tem uma extensão de 30 km, muito trecho é por terra e a parte litorânea é a mais protegida do Brasil e o segundo mais banco de arrecifes do mundo, só perde para a Grande Barreira de Coral da Austrália.

Reproduzir vídeo

Aproveite para andar de bike em trechos da Rota Ecológica de Milagres

Você descansa, se exercita se alimenta de conhecimento e da melhor gastronomia local. Quer ver só uma curiosidade? Sabe o dicionário Aurélio? Foi escrito pelo lexicógrafo, filósofo e professor Aurélio Buarque de Holanda, que é natural de Passo de Camaragibe. Tem apreciação do peixe-boi em seu habitat natural. Ou seja, programe-se para fazer a Rota com tranquilidade em mais de um dia para aproveitar cada trecho e singularidade! 

Tá cheio de pergunta e quer entender melhor sobre esse paraíso? Reservamos perguntas frequentes que você pode ler aqui

Você também pode gostar...